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1° ano




Colégio Estadual José Ribeiro Pamponet

Aluno (a): ......................................................
Turma: .... Data:..../..../.....
1ª Série Regular e Integral do Ensino Médio
2ª Atividade de Matemática 1º TRIMESTRE
Professores: Elisângela Alves, Getúlio Queiroz, Marlene Almeida e
Roque Robson Pamponet

O que é a matemática? Um modelo da realidade ou a própria ...
A matemática é a ciência do raciocínio lógico e abstrato, que estuda quantidades, medidas, espaços, estruturas, variações e estatísticas. Um trabalho matemático consiste em procurar por padrões, formular conjecturas e, por meio de deduções rigorosas a partir de axiomas e definições, estabelecer novos resultados.
Para que serve a matemática?
A matemática perpassa por grande parte das áreas do conhecimento, em especial, as ciências da natureza e as ciências aplicadas, como as engenharias. A matemática aplicada permite a elaboração de estatísticas que auxiliam na compreensão de fenômenos biológicos, físicos, químicos e até mesmo sociais, cuja análise é complexa e depende de muitas variáveis.
O desenvolvimento da matemática permitiu a construção de modelos que explicam o funcionamento da natureza. É a partir da linguagem matemática que se explicam a gravidade, a eletricidade, os fenômenos eletromagnéticos etc.
Além do papel fundamental que desempenha dentro das ciências, a matemática também é de extrema necessidade para a solução de problemas cotidianos. A contagem do tempo, o controle de gastos, as divisões e o agrupamento de coisas em conjuntos diferentes, por exemplo, são habilidades desenvolvidas ao longo da vida que só são possíveis quando estudamos e passamos a compreender a matemática.
Questões
1º) Quando o Sol se encontra a 45º acima do horizonte, uma árvore projeta sua sombra no chão com o comprimento de 15 m. Determine a altura dessa árvore:
Esboço da situação problema da questão 5
2º) Calcular o seno, o cosseno e a tangente de um ângulo x, observando as medidas do triângulo retângulo abaixo:

3º) Considerando o Teorema de Tales, nas figuras, r // s // t, calcule o valor de x:
a)Teorema de Tales: Exercícios e Explicação Simples                                               b)    Triângulo..
4º) A figura abaixo indica dois lotes de terreno com frente para a rua A e para a rua B. As divisas dos lotes são perpendiculares à rua A. As frentes dos lotes 1 e 2 para a rua B medem, respectivamente, 21 m e 28 m. A frente do lote 2 para a rua A mede 20 m. Qual é a medida da frente para a rua A do lote 1?
https://sabermatematica.com.br/wp-content/uploads/2019/10/questao-teorema-de-tales-ruas-trapezios.png

a) 21 m.
b) 18 m.
c) 15 m.
d) 20 m.
e) 28 m.


5º) Durante um incêndio num edifício de apartamentos, os bombeiros utilizaram uma escada Magirus de 10m para atingir a janela do apartamento em chamas. A escada estava colocada a 1m do chão, sobre um caminhão que se encontrava afastado 6m do edifício. Qual é a altura do apartamento em relação ao chão?

Durante um incêndio em um edifício de apartamentos, os bombeiros ...




             2° ano



Colégio Estadual José Ribeiro Pamponet

Aluno (a): ......................................................
Turma: .... Data:..../..../.....
2ª Série Regular e Integral do Ensino Médio
2ª Atividade de Matemática 1º TRIMESTRE
Professores: Elisângela Alves, Getúlio Queiroz, Marlene Almeida e
Roque Robson Pamponet

1º) (ENEM)
O esquema I mostra a configuração de uma quadra de basquete. Os trapézios em cinza, chamados de garrafões, correspondem a áreas restritivas.
Questão Enem 2015 área de uma quadra
Visando atender as orientações do Comitê Central da Federação Internacional de Basquete (Fiba) em 2010, que unificou as marcações das diferentes ligas, foi prevista uma modificação nos garrafões das quadras, que passariam a ser retângulos, como mostra o Esquema II.
Questão Enem 2015 área de uma quadra
Após executadas as modificações previstas, houve uma alteração na área ocupada por cada garrafão, que corresponde a um(a)
a) aumento de 5 800 cm2.
b) aumento de 75 400 cm2.
c) aumento de 214 600 cm2.
d) diminuição de 63 800 cm2.
e) diminuição de 272 600 cm2.
2º) Um terreno retangular tem 8,4 m por 15 m e está sendo gramado. Sabendo que um quilo de semente de grama é suficiente para gramar 3 m² do terreno. Quantos quilos de semente de grama são necessário para gramar o terreno todo?
3º) A prefeitura de uma cidade gasta R$ 33,00 por metro quadrado de grama plantada. Sabendo que uma praça, que possui formato de losango, foi totalmente revestida com essa mesma grama e que as diagonais dessa praça medem 18 m e 22 m, responda: Quanto a prefeitura gastou nessa obra?
a) R$ 198,00
b) R$ 396,00
c) R$ 1440,00
d) R$ 6500,00
e) R$ 6534,00

4º) (PM - ES)Para realizar o teste físico em determinado concurso da PM, os candidatos devem correr ao redor de uma praça circular cujo diâmetro mede 120 m. Uma pessoa que dá 9 voltas ao redor dessa praça percorre: (Dado: π = 3).
a) 1620 m
b) 3240 m
c) 4860 m
d) 6480 m
e) 8100 m

5º)  Calcular o seno, o cosseno e a tangente de um ângulo x, observando as medidas do triângulo retângulo abaixo:




                               3º ano





Colégio Estadual José Ribeiro Pamponet

Aluno (a): ......................................................
Turma: .... Data:..../..../.....
3ª Série Regular e Integral do Ensino Médio
2ª Atividade de Matemática 1º TRIMESTRE
Professores: Elisângela Alves, Getúlio Queiroz, Marlene Almeida e
Roque Robson Pamponet


1º) Sobre os pontos A (-3, 5), B (1,1) e C (3,-1) é verdade:
a)      Os pontos A, B e C são colineares.
b)      Os pontos A, B e C formam no plano cartesiano um triangulo.
c)       O ponto B está localizado no 4° quadrante.
d)      Os pontos A, B e C estão respectivamente nos quadrantes 2°, 1° e 3°


2º) Qual é o ponto médio do segmento AB sendo A (-1,5) e B (5,-3)?
a)      M (1,-3)
b)      M (2,1)
c)       M (-2,3)
d)      M (2,3)



3º) Sobre os pontos T (5,0), Q (0,-3), R (1,2) e S (-1,-2) no plano são verdadeiras as proposições:
a)      O ponto T está localizado no eixo x e Q no eixo y.
b)      R está no 1° quadrante.
c)       S está no 3° quadrante.
d)      Os pontos T, Q, R e S formam no plano um triangulo.



4º)  Qual é o perímetro e a área da figura formada no plano pelos pontos A(2,3), B(2,8), C(10,8) e D(10,3). Considere as unidades de medidas em metros.




5º) (ENEM)
O esquema I mostra a configuração de uma quadra de basquete. Os trapézios em cinza, chamados de garrafões, correspondem a áreas restritivas.
Visando atender as orientações do Comitê Central da Federação Internacional de Basquete (Fiba) em 2010, que unificou as marcações das diferentes ligas, foi prevista uma modificação nos garrafões das quadras, que passariam a ser retângulos, como mostra o Esquema II.
Após executadas as modificações previstas, houve uma alteração na área ocupada por cada garrafão, que corresponde a um(a)
a) aumento de 5 800 cm2.
b) aumento de 75 400 cm2.
c) aumento de 214 600 cm2.
d) diminuição de 63 800 cm2.
e) diminuição de 272 600 cm2.



                    EJA





Colégio Estadual José Ribeiro Pamponet

Aluno (a): ......................................................
Turma: .... Data:..../..../.....
TEMPO FORMATIVO III – EIXO VII
2ª Atividade de Matemática 1º TRIMESTRE
Professor: Getúlio Queiroz











3º) Uma televisão quecustava R$ 900,00 teve um aumento de R$ 50,00. Qual foi o percentual de aumento?





4º) Paulo recebeu a noticia de que o aluguel da casa onde mora vai passar de R$ 654,00 para R$ 715,60. Qual será o aumento percentual do aluguel?




5º) As tarefas de ônibus foram reajustadas, passando de R$1,60 para R$2,16. Qual a taxa de aumento?







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