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https://www.youtube.com/watch?v=H3X4pnmtURg
1° ano


Aluno (a): ......................................................
Turma: .... Data:..../..../.....
1ª Série Regular e Integral do Ensino Médio
2ª Atividade de Matemática – 1º TRIMESTRE
Professores: Elisângela Alves, Getúlio Queiroz, Marlene Almeida
e
Roque Robson Pamponet

A matemática
é a ciência do raciocínio lógico e abstrato, que estuda quantidades, medidas,
espaços, estruturas, variações e estatísticas. Um trabalho matemático consiste
em procurar por padrões, formular conjecturas e, por meio de deduções rigorosas
a partir de axiomas e definições, estabelecer novos resultados.
Para que
serve a matemática?
A matemática perpassa por grande
parte das áreas do conhecimento, em especial, as ciências da natureza e as ciências aplicadas, como as engenharias. A matemática aplicada
permite a elaboração de estatísticas que auxiliam na compreensão de fenômenos biológicos, físicos, químicos e
até mesmo sociais, cuja análise
é complexa e depende de muitas
variáveis.
O desenvolvimento da matemática
permitiu a construção de modelos que explicam o funcionamento da natureza. É a
partir da linguagem matemática que se explicam a gravidade, a eletricidade,
os fenômenos eletromagnéticos
etc.
Além do papel fundamental que
desempenha dentro das ciências, a matemática também é de extrema necessidade
para a solução de problemas cotidianos.
A contagem do tempo, o controle de gastos, as divisões e o agrupamento de
coisas em conjuntos diferentes, por exemplo, são habilidades desenvolvidas ao
longo da vida que só são possíveis quando estudamos e passamos a compreender a
matemática.
Questões
1º) Quando o
Sol se encontra a 45º acima do horizonte, uma árvore projeta sua sombra no chão
com o comprimento de 15 m. Determine a altura dessa árvore:

2º) Calcular o seno, o cosseno
e a tangente de um ângulo x, observando as medidas do triângulo retângulo
abaixo:

3º) Considerando
o Teorema de Tales, nas figuras, r // s // t, calcule o valor de x:
a)
b) 


4º)
A figura abaixo indica dois lotes de terreno com
frente para a rua A e para a rua B. As divisas dos lotes são perpendiculares à
rua A. As frentes dos lotes 1 e 2 para a rua B medem, respectivamente, 21 m e
28 m. A frente do lote 2 para a rua A mede 20 m. Qual é a medida da frente para
a rua A do lote 1?

a) 21 m.
b) 18 m.
c) 15 m.
d) 20 m.
e) 28 m.
5º) Durante um incêndio num edifício de
apartamentos, os bombeiros utilizaram uma escada Magirus de 10m para atingir a
janela do apartamento em chamas. A escada estava colocada a 1m do chão, sobre
um caminhão que se encontrava afastado 6m do edifício. Qual é a altura do
apartamento em relação ao chão?

2° ano


Aluno (a):
......................................................
Turma: .... Data:..../..../.....
2ª Série Regular e Integral do Ensino Médio
2ª Atividade de Matemática – 1º TRIMESTRE
Professores: Elisângela Alves, Getúlio Queiroz, Marlene Almeida
e
Roque Robson Pamponet
1º)
(ENEM)
O esquema I mostra a configuração de uma quadra de
basquete. Os trapézios em cinza, chamados de garrafões, correspondem a áreas
restritivas.

Visando atender as orientações do Comitê Central da
Federação Internacional de Basquete (Fiba) em 2010, que unificou as marcações
das diferentes ligas, foi prevista uma modificação nos garrafões das quadras,
que passariam a ser retângulos, como mostra o Esquema II.

Após executadas as modificações previstas, houve
uma alteração na área ocupada por cada garrafão, que corresponde a um(a)
a) aumento de 5 800 cm2.
b) aumento de 75 400 cm2.
c) aumento de 214 600 cm2.
d) diminuição de 63 800 cm2.
e) diminuição de 272 600 cm2.
b) aumento de 75 400 cm2.
c) aumento de 214 600 cm2.
d) diminuição de 63 800 cm2.
e) diminuição de 272 600 cm2.
2º) Um
terreno retangular tem 8,4 m por 15 m e está sendo gramado. Sabendo que um
quilo de semente de grama é suficiente para gramar 3 m² do terreno. Quantos
quilos de semente de grama são necessário para gramar o terreno todo?
3º)
A prefeitura de uma cidade gasta R$ 33,00 por metro quadrado de grama plantada.
Sabendo que uma praça, que possui formato de losango, foi totalmente revestida
com essa mesma grama e que as diagonais dessa praça medem 18 m e 22 m,
responda: Quanto a prefeitura gastou nessa obra?
a)
R$ 198,00
b)
R$ 396,00
c)
R$ 1440,00
d)
R$ 6500,00
e)
R$ 6534,00
a) 1620 m
b) 3240 m
c) 4860 m
d) 6480 m
e) 8100 m
5º) Calcular o seno, o cosseno
e a tangente de um ângulo x, observando as medidas do triângulo retângulo
abaixo:

3º ano
Aluno (a):
......................................................
Turma: .... Data:..../..../.....
3ª Série Regular e Integral do Ensino Médio
2ª Atividade de Matemática – 1º TRIMESTRE
Professores: Elisângela Alves, Getúlio Queiroz, Marlene Almeida
e
Roque Robson Pamponet
1º) Sobre
os pontos A (-3, 5), B (1,1) e C (3,-1) é verdade:
a)
Os
pontos A, B e C são colineares.
b)
Os
pontos A, B e C formam no plano cartesiano um triangulo.
c)
O
ponto B está localizado no 4° quadrante.
d)
Os
pontos A, B e C estão respectivamente nos quadrantes 2°, 1° e 3°
2º) Qual é o
ponto médio do segmento AB sendo A (-1,5) e B (5,-3)?
a)
M
(1,-3)
b)
M
(2,1)
c)
M
(-2,3)
d)
M
(2,3)
3º) Sobre os
pontos T (5,0), Q (0,-3), R (1,2) e S (-1,-2) no plano são verdadeiras as
proposições:
a)
O
ponto T está localizado no eixo x e Q no eixo y.
b)
R
está no 1° quadrante.
c)
S
está no 3° quadrante.
d)
Os
pontos T, Q, R e S formam no plano um triangulo.
4º) Qual é o perímetro e a área da figura formada
no plano pelos pontos A(2,3), B(2,8), C(10,8) e D(10,3). Considere as unidades
de medidas em metros.
5º) (ENEM)
O esquema I mostra a configuração de uma quadra de
basquete. Os trapézios em cinza, chamados de garrafões, correspondem a áreas
restritivas.
Visando atender as orientações do Comitê Central da
Federação Internacional de Basquete (Fiba) em 2010, que unificou as marcações
das diferentes ligas, foi prevista uma modificação nos garrafões das quadras,
que passariam a ser retângulos, como mostra o Esquema II.
Após executadas as modificações previstas, houve
uma alteração na área ocupada por cada garrafão, que corresponde a um(a)
a) aumento de 5 800 cm2.
b) aumento de 75 400 cm2.
c) aumento de 214 600 cm2.
d) diminuição de 63 800 cm2.
e) diminuição de 272 600 cm2.
b) aumento de 75 400 cm2.
c) aumento de 214 600 cm2.
d) diminuição de 63 800 cm2.
e) diminuição de 272 600 cm2.
EJA


Aluno (a):
......................................................
Turma: ....
Data:..../..../.....
TEMPO FORMATIVO III – EIXO
VII
2ª Atividade de Matemática – 1º TRIMESTRE
Professor: Getúlio Queiroz
3º) Uma
televisão quecustava R$ 900,00 teve um aumento de R$ 50,00. Qual foi o
percentual de aumento?
4º) Paulo
recebeu a noticia de que o aluguel da casa onde mora vai passar de R$ 654,00
para R$ 715,60. Qual será o aumento percentual do aluguel?
5º) As
tarefas de ônibus foram reajustadas, passando de R$1,60 para R$2,16. Qual a
taxa de aumento?
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